Arquitetura do Bem AsBEA-PR – Sede da URVEC e Remopar.

A GaragePlan Arquitetura também participou deste projeto que incentiva o esporte a remo no Paraná.

Hoje postaremos o descritivo do projeto para que todos possam entender e apoiar esta ideia!

 

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Em visita ao local, a comissão de “Arquitetura do bem”, da ASBEA-PR, encontrou uma construção com precárias condições de uso e sem manutenção alguma, com problemas visíveis de estrutura e instalações pouco adequadas para a prática esportiva e acolhimento de campeonatos e outras atividades.

ESTUDOS

Através do estudo de viabilidade ficou constatado que será mais viável, tanto técnica como economicamente, abandonarmos as atuais instalações e edificarmos no local um novo projeto com dimensões que venham a atender as necessidades e padrões internacionais esportivos.

IMPLANTAÇÃO/ PAISAGISMO

Para tanto foi elaborado o projeto de um novo pavilhão em estrutura metálica com pé direito interno de 7 metros de altura e 4 vãos livres de 14 metros de largura, o que permitira a acomodação de materiais e equipamentos variados para a prática do esporte.

O mesmo será implantado em frente as raias existentes (no local do antigo pavilhão).

PLANTA TÉRREO

A nova edificação abrigará a área de esportes para três associações distintas de remo, contendo instalações sanitárias individualizadas e amplo depósito para equipamentos. Haverá também um espaço de uso comum para realização de eventos, cafeteria, administração e alojamentos.

PLANTA PAVIMENTO SUPERIOR

A área de exposições e reuniões localizada no pavimento superior terá grande visibilidade para a paisagem. Na área de eventos, grandes painéis de vidro permitem a contemplação do lago, do parque e das competições, dando brilho e leveza ao conjunto.

NOVA SEDE REMPAR/ URVEC

O pavilhão terá fechamento vertical em painéis metálicos com pintura eletrostática, e portas basculantes que servirão como proteção dos acessos.

NOVA SEDE REMPAR/ URVEC

A cobertura em telhas metálicas receberá painéis fotovoltaicos que suprirão o consumo de energia elétrica do imóvel. A coleta das águas pluviais também será prevista para adequar a construção às normas de sustentabilidade.

NOVA SEDE REMPAR/ URVEC

Na fachada norte será implantado um painel de vegetação, que além de se integrar com a paisagem do parque, serve de proteção solar para garantir temperaturas internas adequadas. Áreas de estacionamento ao lado do pavilhão se interligam ao paisagismo que valoriza a vegetação existente e complementa as áreas em frente ao lago.

NOVA SEDE REMPAR/ URVEC

Para acesso ao pavimento superior e terraço mirante, além da escala interna, existirá uma rampa, com inclinação adequada, que emoldura a fachada e se integra ao paisagismo.

NOVA SEDE REMPAR/ URVEC

No paisagismo foram definidas rotas de caminhada, ciclovia, praça e uma arquibancada “natural” para a visualização das competições, extraindo o melhor da paisagem. Este projeto visa desenvolver e incentivar a pratica esportiva do remo em nossa cidade, criando novas oportunidades para o atleta e para a comunidade.

ASBEA – ARQUITETURA DO BEM

A AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura é uma entidade independente, que congrega empresas de Arquitetura e empresas Fornecedoras de produtos e serviços deste setor e da construção civil. Seu papel é contribuir para a continua evolução da capacidade brasileira no campo da Arquitetura, valorizando a sua importância no desenvolvimento urbano e melhoria quantitativa da construção civil do país.

Uma das ações da AsBEA é a Arquitetura do Bem que se constitui por um grupo de empresas voluntárias de arquitetura que contribuem com o desenvolvimento de projetos sociais que possam trazer benefícios a comunidade em áreas diversas.