O MERCADO REGULA A QUANTIDADE DE VAGAS MELHOR QUE REGRAS DA LEGISLAÇÃO! A QUANTIDADE DE VAGAS EM HONG KONG É REGULADA PELO MERCADO, SUA ESCASSEZ ÀS VEZES VIRA OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO. ESTE ARTIGO PODE SIM ACENDER UMA FAÍSCA DE OPORTUNIDADES AQUI NO MERCADO LOCAL.

Replicamos o texto escrito por Frederik Balfour Bloomberg, que retrata bem a escassez de vagas de estacionamento.

Vaga de estacionamento é vendida por US$ 765.000 em Hong Kong

(Bloomberg) — Pare para pensar nas pobres pessoas que têm carro em Hong Kong.

O mercado de vagas de estacionamento está mais quente do que nunca, e uma única vaga em um projeto de luxo no distrito Ho Man Tin de Kowloon foi vendida pelo preço recorde de 6 milhões de dólares de Hong Kong (US$ 765.000).

“É uma loucura”, disse Darrin Woo, um colecionador de carros clássicos que mandou sua limusine Mercedes-Benz 600 Pullman de 1968 e um Fiat Abarth vermelho vivo de 1957 para a Califórnia a fim de economizar no armazenamento. “Comprar uma vaga? De jeito nenhum. Dá para comprar cinco carros com esse dinheiro.

“O preço médio de uma vaga de estacionamento hoje ronda 2,25 milhões de dólares de Hong Kong, mais que o sêxtuplo que em 2006. O mercado imobiliário da cidade, que é o menos acessível do mundo, parece calmo em comparação: os preços das casas aumentaram apenas 3,4 vezes no mesmo período. No primeiro semestre deste ano, cerca de 10,3 bilhões de dólares de Hong Kong em vagas mudaram de dono, em comparação com 6,58 bilhões de dólares de Hong Kong no mesmo período do ano anterior, segundo a Midland Realty Services.

Problemas

Parte da culpa é dos incorporadores imobiliários de Hong Kong. Eles ganham mais dinheiro construindo apartamentos do que garagens, por isso a proporção entre o número de vagas de estacionamento e o número de unidades habitacionais diminuiu, disse Denis Ma, diretor de pesquisa sobre Hong Kong da empresa de consultoria Jones Lang LaSalle.

O número de vagas de estacionamento cresceu somente 9,5 por cento entre 2006 e 2016, para 743.000, mas a população de carros particulares disparou 49 por cento, para 536.025, segundo relatório do Departamento de Transporte da cidade.

Os moradores de Hong Kong conhecem bem os preços exorbitantes. A cidade ganhou a duvidosa distinção de ser o mercado imobiliário menos acessível do mundo por oito anos consecutivos. Seus moradores são famosos por fazer investimentos incomuns, como licenças para a operação de táxis ou carrinhos de golfe que podem chegar a custar US$ 255.000.

Impostos

Especuladores estão exacerbando a escassez. Os estacionamentos se tornaram uma alternativa atraente aos imóveis nos últimos anos, especialmente depois que o governo criou mais impostos e estabeleceu tetos mais rigorosos de até 50 por cento para as hipotecas a fim de conter os preços das casas.

Uma vaga de estacionamento que custa 2,25 milhões de dólares de Hong Kong vem com um imposto de selo de 3 por cento, mas os impostos sobre a aquisição de um imóvel residencial podem chegar a 30 por cento. Também existe um imposto adicional de 15 por cento pela revenda de um imóvel até um ano depois da compra, de que as vagas de estacionamento são isentas.

“As vagas oferecem uma oportunidade de investimento no curto prazo que os imóveis residenciais não proporcionam”, disse Patrick Wong, analista imobiliário da Bloomberg Intelligence em Hong Kong. “O rendimento não é muito alto, mas, quando se fala em apreciação do capital, quem liga para o rendimento?”

https://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2018/07/06/vaga-de-estacionamento-e-vendida-por-us-765000-em-hong-kong.htm