ARQUITETURA RESULTANTE DO FLUXO DE VEÍCULOS, ISSO ACONTECE EM MUITOS CASOS DE ARQUITETURA E MASTERPLAN!

Depois de muito projetarmos pensando exclusivamente atender as melhores praticas de conforto e otimização de veículos, chegamos a essa conclusão, “veículos determinam muitos partidos de projetos arquitetônicos”.

Parece um contra censo afirmar que o fluxo de veículos determine o resultado da implantação de um projeto arquitetônico, mas em muitos casos isso acontece sem que seja percebido.

Vamos aos exemplos:

Em centros logísticos o posicionamento das edificações depende diretamente das possibilidades de manobras dos caminhões;

Postos de gasolina são totalmente pensados para o acesso de veículos;

O posicionamento dos acessos e dos edifícios garagem tem poder determinante na disposição em projeto de um shopping;

Campus universitários necessitam implantar estrategicamente seus bolsões de estacionamentos para evitar excesso de circulação dos seus alunos;

Supermercados dependem de estudos bem pensados para o funcionamento de suas docas e estacionamento de veículos;

Por último, a quantidade de vagas que é possível projetar em um empreendimento imobiliário, determina o quanto se pode construir, sua quantidade de pavimentos e número de unidades em alguns casos.

No case de capa deste artigo, exemplificamos um caso que nos ocorreu recentemente, um cliente chegou até nós com um projeto de um megaposto (parada de caminhões, strip mall, posto de combustíveis de carros de passeio, posto para caminhões, oficinas, parada de caminhões e central de cargas) insatisfeito com a quantidade de vagas de caminhões e com a disposição do briefing de projeto no terreno. Iniciamos um novo estudo de masterplan e verificamos através de estudos específicos que havia um potencial para aumento do número de vagasea melhoria das manobras dos caminhões. Por fim validamos que a arquitetura neste caso acabou sendo definida através dos melhores fluxos de todos os agentes de trânsito, no caso, caminhões (bitrem, rodotrem, baú, treminhão, etc.), veículos (passeio, caminhonetes, vans), ônibus, motos e pedestres. Acreditamos que o resultado foi satisfatório e que certamente este projeto funcionará de maneira adequada!

Escrito por:

Keiro Yamawaki

Diretor Garageplan

Coordenador de Arquitetura